(Agora só daqui a 4 anos - tristeza profunda - voltarei a estas andanças, se por cá ainda estiver)
Apesar de ser um evento enorme, carregado de uma magia e energia únicas, este mundial não teve tanto significado como outros. Seja por causa das cornetas, dos relvados (ou um misto de ervado e pelado?), do facto de apenas ter visto um jogo com a "malta", ou do que quer que seja, pior que este em termos de jogo só mesmo o de 2002 (tenho grande esperança no próximo). Ainda assim, um campeonato do mundo é um campeonato do mundo.
Já o Blatter deve estar a pensar seriamente a questão da distribuição de "oportunidades".
E Portugal?
Bem, a selecção perdeu contra a (pelo menos finalista) Espanha.
E o que é que se passou?
Passou-se o poste no primeiro jogo e o Raul Meireles (a meias com o Julio César) no terceiro. Foi o que se passou. Teriamos ganho à Holanda? Caso fossemos eliminados, o bom do típico português, no fim do jogo teria ido buscar a história recente com a Laranja e diria que só o Queiroz seria incapaz de ser campeão do Mundo (porque, como bem se viu e ouviu, tinhamos todas as condições para golear a Espanha - fosse nos "oitavos", fosse na final).
E o Carlos? Fica? Não fica? Deve ficar?
Eu sou da opinião que sim, que deve permanecer para o Europeu. Mas há essencialmente 2 coisas que deve mudar: O tom das suas afirmações (eu gosto do discurso mas não sinto convicção no que diz) e mais coragem para assumir o jogo (e atenção, não é coragem no sentido de jogar aberto contra quem é claramente superior), assumir o risco quando não há nada a perder.
Não me desgostou ver a minha equipa. Jogámos o que pudemos, com quem temos para jogar. Não esqueçamos que já não tinhamos aquela equipa (a melhor de sempre) de 2004. Já não tinhamos o peso de Figo, Rui Costa e Pauleta. Não tinhamos aquele trio fantástico do meio campo (Costinha, Maniche e Deco) e perdemos entretanto 2 peças nucleares para galvanizar o ataque (Bosingwa e Nani). Já para não falar do Cristiano de 2004 e 2006.
Não havia muito a pedir. Pude vibrar pela minha selecção no mundial e isso basta-me.
Posto isto, até 2014.
PS: Por uns breves instantes gostaria de ver como seria a nossa tão perfeita, cumpridora e exigente sociedade - e tão social que ela é - caso se regesse pelos princípios do futebol: "Não cumpres, vais para a rua"...
8 comentários:
Não esqueças o "minino", que é menino para voltar ao seu melhor, quando começar a jogar. Tenho muita esperança no futuro. Os putos estão por aí a despontar. As estrelas hão-de voltar e havemos de construir uma equipa mais forte. Para quem se apresentou tão tremendamente desfalcado, não foi mau. E não, não podia ter sido melhor, porra!
eu só pedi, no início, que não nos envergonhassem. depois de arrefecida a cabeça, acho que não brilharam mas também não deslustraram.
Acho que este Mundial significou muito para o povo africano e teve excelentes jogos.
Quanto a Portugal, jogou aquilo que efectivamente sabe.
Cirrus,
achas mesmo que o gipsy vai voltar? Ou melhor, que vale alguma coisa?
Quanto aos putos, a ver vamos... Haja cabecinha.
Moyle,
nem mais.
Dylan,
e sempre podemos dizer que perdemos com a campeã mundial.
Por que não havia de voltar? Não tem lugar no lote dos melhores 20 ou 25 jogadores nacionais? Tens dúvidas?
Cirrus,
algumas (para não dizer muitas). Mas voltar é capaz.
Enviar um comentário