Ainda de revisita ao passado lembrei-me dos meus tempos de ensino básico.
 Na altura - presumo que hoje o continuem a fazer - gostavamos de ser os nossos ídolos e auto-proclamavamo-nos como tais em campo. Eu ou era o Ginola ou o Maldini (sim, eu era isso tudo de presunçoso), dependendo da posição em que me apetecia jogar.

Mas como até os melhores cansam, é entretanto que sobressaem 2 jogadores.
Creio que naquele tempo havia realmente condições para este tipo de jogadores aparecerem, portanto posso considerar-me um felizardo, tal o leque de escolhas.
Quanto mais cómicos fossem os nomes, melhor. E melhor combinação de nomes que estes não havia. Eram eles o Makukula e o Mangonga. Eu era o primeiro e o João o segundo.

Foi a melhor dupla de jogadores que a Luis António Verney teve o prazer de presenciar. Pelo menos, a mais parva.
Foi aí que comecei a descobrir a verdadeira diversão dentro da diversão que era o futebol. E a vida, ainda que esta me pregue (constantes) partidas.

Muitas vezes questiono-me o que terá influenciado o meu sentido de humor (raras vezes aproveitado). Monty Python? Herman José? Seinfeld?
Nestes dias em que tenho pensado nisso começo a sentir que de facto tudo se catapultou a partir dali, daquele campo de jogos. O resto foi lucro.

Ainda hoje é um dos meus melhores amigos.
O futebol a fazer amigos desde 1990...

PS: E havia tantos por onde escolher, do ponto de vista estético: King e Paixão do Farense, Dinis e Eliseu do Beira-Mar, Marcelo e Paredão do Tirsense. Era o tempo em que o Boavista tinha, entre outros, o Bobó. Mamadu Bobó. Fantástico, não era?

4 comentários:

Pulha Garcia disse...

Percebo perfeitamente o que escreveste. Identifico-me com a ideia de amizade e "futebol do antigamente". Congratulo-me pela referência ao incontornável Mamadu Bobó (nova regra: primeiro torcer e depois quebrar ...). Conheço perfeitamente todos os jogadores que apontas. De tudo, só não percebi a parte do Mangonga ... desse, sinceramente, não me lembro.

1REZ3 disse...

Caro Garcia,
o Mangonga era o ponta do Gil-Vicente (http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=30526)

Dylan disse...

Paul Gascoigne, sempre!

Briseis disse...

Hum... eu nunca fui muito de futebol... O que vivi de mais aproximado disso era tentar escolher qual das Navegantes amigas da Navegante da Lua eu seria... Close enough? =)