É o Mundial...

[Não parece mas este post é mesmo sobre o Mundial - ou melhor, sobre a nossa (sim, nossa, tua e minha) selecção e não sobre a minha pessoa]

Sou uma pessoa curiosamente estranha. À partida para o que quer que seja raramente acredito no que vou fazer ou sequer aposto (1€ que seja) em mim. É uma espécie de suicídio diário da pessoa que mais amo (empatado com umas quantas outras, confesso) neste mundo, eu mesmo. Mas o que acontece é que quando acontece o que é suposto acontecer - acção, seja ela qual for - lá estou eu, a fazer o que tenho a fazer como se fosse tão natural como respirar, a acreditar, anda que inconscientemente, em mim e nas minhas capacidades (ainda que tenha que dar aquele salto qualitativo no que à influência e "manipulação" concerne). É estúpido. Mais que isso, é muito estúpido. Ou demasiado estúpido, só para fazer passar a ideia.

Isto leva-me à nossa selecção neste Campeonato do Mundo.
À partida (como alguns se lembrarão) não acreditava num percurso de sucesso no torneio. E à luz de uma análise racional, é difícil (ou mesmo impossível) acreditar, por variadas razões que não são para agora chamadas.
Mas lá está, tal como quando empatámos com a Costa do Marfim (coxos, para os cegos que vêem futebol) disse de imediato ao meu irmão que íamos vencer ao Brasil (não aconteceu, mas podia ter acontecido, tal como também podíamos ter perdido), também agora acredito que vamos ganhar aos espanhóis. Até porque há qualquer coisa de extra-futebol que se cria quando defrontamos a Espanha.

É apenas isto que para muitos é ridículo e que para poucos faz todo o sentido e que acaba por determinar o sucesso destes no que for - acreditar. Acreditar quando tudo leva para o sentido contrário.
Dê por onde der é esta a minha sina, no fundo, no fundo, ainda que à superfície haja aquela desconfiança, acreditar incessantemente.

Mais logo lá estarei eu bem atento, à espera de "encavarmos" os espanhóis. Tem que ser!

3 comentários:

Cirrus disse...

Lá terá que ser... Porra! Que pena que eu vou ter dos espanhóis... E nem me tentes ver se perdermos... Serás abatido à vista.

Dora disse...

Espero que tenhas razão! Também vou torcer...

Moyle disse...

eu não acreditava mas tinha essa esperança... devia ter vindo ao computador antes de ver o jogo...