Ora aí está uma questão que há muito coloca a minha cabeça em sobressalto (sim, porque é o máximo a que aspira...).
O que é a chuva molha-tolos?
Ontem mesmo antes de chegar a casa deparei-me com a cuja e que me fez voltar à dúvida que há muito coabita com outros (pouquíssimos) pensamentos.
Não, a dúvida não é se sou ou não tolo por me ter molhado - sou-o por natureza, com ou sem chuva, neve ou sol, ou o que quer que seja, uma vez que a minha simples existência atesta o estado de tolice - mas sim o porquê de se chamar molha-tolos à chuva que me faz cócegas nas bochechas?
Será que é porque só os tolos é que pensam que não se molham e então não levam nada que os resguarde das gotículas e acabam por se molhar, atingindo portanto a condição de tolos por se molharem?
Ou é porque as pessoas que usam chapéu de chuva para chuvinha daquela são vistas pelos malucos, cools e afins como sendo tolos por não quererem ficar com os cabelos com aspecto de manhã de orvalho e porque o que dá estilo é andar à chuva "à homem!" (e já agora com a cintura das calças nos joelhos - vá, as gajas também, que dá estilo e ficam sexies)?
Ou terá sido quando um rapaz se estava a declarar à rapariga amada:
Ele - "Que mais provas te posso dar do meu amor por ti? Aqui me encontro, encharcado de amor, à chuva, esperando por um sopro do teu coração..."
Ela - "À chuva? Isto é lá chuva... Só um tolo é que se molha com isto! Olha, é o que isto é - chuva molha-tolos."
Ou será que é porque as primeiras pessoas a serem molhadas por este tipo de pluviosidade foram os membros da familia Tolos? E ficou para a história...
Se alguém souber a resposta, faça o favor de se chegar à frente. Isto já me acompanha desde a altura em que comecei a pensar. Ou seja, há coisa de 5 anos atrás... E já cansa.
(É nisto que dá quando os amigos resolvem ir para fora...)
Acho que vou mas é ler.
A Playboy.
Ouvi dizer que tem muitos artigos bonitos.
E imagens que dão para pensar e reflectir...
10 comentários:
Boa questão! =D
Sempre que me dizem que "tá aquela chuvita, sabes?? Chuva molha-tolos!", eu penso porque raio lhe deram esse nome. Também já houve quem me tivesse dito: "tá aquela chuvita, sabes?? Chuva molha-TODOS" ... isso já faria mais sentido, mas o termo em si tá errado.
Olha, na sei! Na sei!
Bom fim-de-semana*
Curioso, mas eu sempre a conheci como chuva molha-parvos:/
Beijos molhados(mas pela chuva-atenção-)
Dark Moon
Eu conheço as duas versões: a molha-parvos e a molha-tolos. Basicamente, as duas são o mesmo, embora numas zonas se diga parvos e noutra tolos. A teoria que desenvolveste tem muita consistência e faz todo o sentido.
Eu acho que é porque essa chuva é tão miudinha mas tão miudinha, mesmo fraquinha que só molha malta tola e parva e não molha malta "rija", como deve ser. Acho que é por isso.
Boa pergunta!
Penso que se chama assim, porque tu andas à chuva e pensas que ela é tão fraquinha, tão fraquinha que não te vais molhar e quando dás conta... estás encharcado até aos ossos. Ou seja, a chuva enganou-nos e os parvos fomos nós!
Se não passar por cá, desejo-te Boa Páscoa!
Não comas muitas amêndoas que fazem mal aos dentes e à linha ;)
Ginger,
obrigado pela ajuda... :D
PS: Leste a Ode? :)
Dark Moon,
tal coisa nunca (repito - NUNCA) me passou pelo pensamento! :)
Tolos ou parvos é a mesma coisa - pelo menos eu revejo-me nos dois :)
João,
ou seja, à homem! :)
Pronúncia,
longe estou eu de me preocupar com a linha. Podia comer 20 kg de amêndoas achocolatadas que a linha mantinha-se impecável :)
Boa Páscoa para ti também (aqui entre nós, quem trabalha durante estes dias não liga muito a isso...)
Então, para além de Boa Páscoa, desejo-te bom trabalho.
:)
Obrigado :)
Enviar um comentário