Crise existencial...


Há coisas que me fazem confusão...

Para que se vai construir mais uma ponte sobre o Tejo? Qual a necessidade? Qual a sua utilidade (para além do óbvio)?
Qual é a razão para se gastarem mais cerca de 1500 Milhões (é um pouco mais e, como costume será ainda mais do que o orçado)?
Aparte de todas as polémicas de o Sr. Zé dizer que esta custa mais que a da sua zona (de interesse) e do Sr. Manel que diz que custa mais do que a da sua zona e que a da sua zona ainda custa menos que a da zona do Sr. Zé, a verdade é que há muitas razões, ou melhor, objectivos, para esta ser construida.
Nem sequer vou ter em conta o aval do Ministério do Ambiente, porque, quer queiram quer não queiram, são do mesmo partido e todos eles seguem o seu menino de ouro... Seja ele quem for.

E os objectivos passam, na sua vaga concepção, pelo desenvolvimento do país (ou de umas quantas cidades, se quisermos).

Atenuar assimetrias em termos de acessibilidade e aliviar as actuais travessias do Tejo em Lisboa.
E é aqui que começo a entrar em curto-circuito. Não entendo porque se pretende uma terceira travessia quando a Câmara de Lisboa (personificada) pretende afastar os automóveis da cidade? E aliviar as actuais travessias do Tejo? O estudo de impacto ambiental demonstrou que a circulação automóvel provocará impactes ambientais negativos no que toca ao ruído e à qualidade do ar.
E o que significa isto? Que na hora de ponta as portagens serão mais caras de forma a "convidar" os automobilistas a tomarem outras... Alternativas de travessia. Isto já me está a cheirar a esturro. Ainda a contradição vai no adro...
Outra das medidas é que se circule, sempre que possivel (ou seja, nunca!), a 50km/h e no máximo a 80km/h para minimizar as emissões dos gases de efeito de estufa. Isto tendo em conta que Portugal é só o maior emissor de gases (ou não fôssemos o pais da Feijoada) da UE. Mais um dado em que estamos na linha da frente. Ou seja, em último. E mais vamos contribuir para tal.

Melhorar as ligações ferroviárias de longo-curso Norte/Sul.
Não é mal visto também. O problema é que para sermos o país que mais gases emite para a atmosfera, temos que o fazer em parte, por via dos motorizados. E mais uma vez, somos dos primeiros (o segundo se não estou a cair em erro) na maior quantidade de quilómetros percorridos per capita da UE.

Algo está a falhar nisto tudo...

Podem dizer-me que os do Barreiro também merecem ter uma travessia. Permitam-me:
Mas que porra tem o merecer a ver com isso?!
É que apesar da crise de que toda a gente fala e que serve para aumentar o pessimismo cá da malta e para aumentar as justificações para mandar pessoas para o desemprego, continuamos a ter pessoas a inundarem Lisboa de carros. E o carro consome combustivel e o combustivel tem um custo (que deu lucros brutais aos "coitadinhos" da Galp -200% relativamente ao mesmo periodo do ano passado). Além de que se gasta mais do que num percurso normal por causa dos engarrafamentos. Talvez a crise não chegue a todos...
"Ah, não tens nada a ver com isso porque o dinheiro para o combustivel não te sai do bolso". O problema é que sai! Do meu e de todos os contribuintes. Porque é à conta dessa vitimização e dessa "injustiça" que se vai construir mais uma ponte...
Mas há a questão de o comboio ser mais directo e rápido. Tudo bem! Será mais rápido em cerca de 18 minutos... Vale a pena? Eu creio que não.
Mas de que serve a minha opinião? Eu até moro deste lado. Apanho um autocarro e estou em Lisboa. Claro!
E vocês só têm que apanhar um comboio (ou barco) e o metro...

Assegurar a ligação Lisboa-Madrid em 2h45.
Uau! Fantástico! Mais rápido só o Flash. E o Super-Homem - que, para quem não sabe, foi vencido pelo primeiro, numa corrida à volta do mundo, por escassos milímetros.
Mas até que nem é mal pensado. Há que precaver o aumento do petróleo e o consequente aumento dos combustiveis e o que isso acarreta. As viagens de avião ficarão mais caras.
Até que não seria mal visto se não estivessemos a preparar-nos para construir... Um novo aeroporto.
Que por sua vez não é o Pai Natal que o vai trazer para Alcochete.
Até pode ser o Pai Natal, mas certamente não o fará de borla. Até porque eles não só se portaram mal este ano, como têm andado a portar há muito. E não me refiro só a estes últimos 4 anos.

O que nos leva ao TGV.
Questiono-me acerca do TGV e do seu sentido?
Com a ligação Lisboa-Porto poupar-se-á 1h20. Segundo a RAVE, a ligação por TGV levará 1h15m a concluir-se. A CP aponta, com as melhorias efectuadas, para 2h35m de viagem. 1h20m por 4500 Milhões de €. Que assusta só de pensar no que acontecerá a tanto dinheiro a circular pelos Loureiros e Coelhos deste pais...
Teremos assim tantos passageiros? A RAVE aponta para uma procura de 12,2 Milhões de pessoas (por ano, presumo). Portugueses? Espanhóis? Europeus? O quê? Quem?
E não esquecer no que foi gasto para melhorar a linha para a ligação Lisboa-Porto actual.

Depois há que ter em conta que somos um povo completamente dependente do automóvel para tudo o que é deslocação.
Há que ter em conta o facto de termos auto-estradas aos pontapés (mais uma em que estamos em primeiro).
Rara será a familia que viajará de TGV não optando por ir de carro - prevê-se que cada bilhete custe 40€ -, digo eu . Mesmo que haja descontos para familias, quem optará por tal?
E quantos viajantes internos temos nós para fazer face a esse orçamento? Nisto sou sincero. Não acredito nos meus compatriotas para fazer face à despesa. Que nos salvem os outros. Ou as mercadorias...

O que é certo é que com o TGV vamos acompanhar os paises aderentes. Vamos estar na linha da frente. Vamos desenvolver-nos e evoluir. Vamos - adoro! - modernizar-nos.

Posso ser eu que estou a ser pessimista e a cuspir - mais uma vez - para o ar. "Treze, vais ver que tudo vai correr bem. Confia em nós" Pois sim. "Porque é que temos que ser tão Velhos do Restelo?"
Eu até que queria (e quero) acreditar. O problema é que já fizeram tanta merda que já ninguém acredita. É impossivel. Por mais optimista que seja.

E há o maior dos detalhes que deita por terra qualquer entusiasmo, qualquer concórdia com os estes projectos que eu pudesse ter, que é o facto de a nossa dívida externa já se situar nos 90% do PIB. Não interessa quanto isso representa. Interessa que é um número monstruosamente elevado. E é do exterior, com toda a certeza, que vêm os dinheiros para estas construções.

E isto é tanto para um partido como para outro, que nisto escusam tirar a água do seu capote porque se o PS andou a atirar areia para os nossos olhos e depois apresentou projectos megalómanos com todo o à vontade de riquinho, foi o PSD que assinou o acordo para o TGV. "Ah mas naquela altura não havia crise" O tanas! Desculpa esfarrapada!

Acho que já me perdi... Estou cansado. Com sono.

A finalizar (sem mais análise - de leigo - que seja), acrescentar uma questão que alimenta o pouco que tenho para pensar:
Para quê o novo aeroporto? Porque o existente não tem capacidade para os visitantes que se prevêem para o futuro, dizem "eles".
Então para que vai servir o TGV? Não é para dar alternativas de viagem a esses mesmos viajantes? E por sua vez aliviar o aeroporto existente?
E se vamos ter novo aeroporto, porque se fizeram as obras que se fizeram no de Lisboa? E porque estão a fazer uma estação de metro neste? A gastarem mais dinheiro ainda?

Pode ser que seja eu que sou burro. E não veja os benefícios bem à frente do meu nariz.

Agora sim, estou exausto! E pela primeira vez não vou reler o que escrevi.

Estou farto destes ares de novos ricos. De agora em diante farei por não falar mais destes gajos (o que me parece altamente improvável).

Os meus pais sempre me disseram: "Quem não tem dinheiro, não tem vícios."
Têm vergonha de dizer aos espanhóis que não há dinheiro para entrar com eles no comboio (literalmente) do futuro? Não fizessem merda!
Sentem-se ridículos por ter que dizer à UE que não podem embarcar em projectos desta natureza? Fossem competentes e não atirassem dinheiro ao rio e aos seus compadrios.

Aguentem-se! E olhem para dentro (para nós) em vez de andarem a alimentarem os vossos egos!

Estupidamente (acordado a estas horas),

13.

Sem comentários: